quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Twitter renova conceitos da comunicação

Que o twitter mudou o modo como os internautas se comunicam, todo mundo sabe! Mas isso é pouco, comparado ao poder da instantaneidade dessa ferramenta.

O rádio, que surgiu lá no século XIX - se discute ainda hoje quem seria o criador (acreditamos que tenha sido o padre Roberto Landell de Moura) - era tido como o veículo mais dinâmico, transmitindo a notícia em tempo real. Essa característica se deve ao fato dele, o rádio, dispensar grandes recursos para cobrir um evento. Apenas um microfone, um gravador ou um celular basta!

Porém, parece que tudo mudou. Estamos no século XXI, a técnologia evoluiu, e hoje temos internet, celular, celular com internet (3G) e temos o TWITTER! Ele que surge como o grande vilão para uns, e como um verdadeiro salvador para outros. Pessoas ligadas à algumas empresas de informática, tecnologia e internet, dizem que o twitter é mau, que ele seria um e-mail pobre, que seu limitado espaço de 140 caracteres não vai ser aceito pelo internauta. Será?

Primeiro tivemos uma amostra com o caso da morte de Michael Jackson, e hoje, nós gaúchos, vivenciamos a potencialidade dessa nova ferramenta de comunicação. As circunstancias não eram as melhores (um temporal causou grandes prejuízos ao Estado), mas ficou nítido que a geração de agora já escolheu qual será a mídia pela qual vai se comunicar. Seria essa a tão falada cibercultura, que nada mais é do que a convergência das telecomunicações com a informática? Preocupante isso, principalmente para o jornal impresso que não pode migrar para o mundo cibernético, o que pode ser feito, e já é utilizados por alguns, é uma versão online, mas isso basta? O rádio e a TV conseguem penetrar na internet de maneira mais fácil, mas eles mantêm a mesma hierarquia: Emissor - meio- receptor. O internauta não tem participação ativa na produção dos conteúdos noticiados. Novamente o twitter desbanca essas mídias.

O twitter mostrou hoje que, além de ser um espaço destinado ao lazer, serve como um excelente produtor de notícia. O twitteiro tem a liberdade de produzir a notícia e informar à sua maneira. Claro que isso corrobora com uma questão muito debatida ultimamente, a não obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Acredito que mesmo no mundo virtual, através do twitter ou de qualquer outra ferramenta futura, o internauta deve tomar certos cuidados e seguir os princípios que só são obtidos em uma saula de aula, seja ela de uma universidade ou de um curso técnico ou profissionalizante.

A única certeza que temos é essa: o twitter mostrou que é capaz de mudar alguns conceitos de comunicação.

Hoje o receptor se tornou, enfim, transmissor! Hoje a pessoa que recebe a informação se tornou, enfim, multiplicador dela!

3 comentários:

  1. Caro Gil, brilhante seu texto. Pois você explicou bem e trouxe exemplos que traduz a realidade dessa nova ferramenta, que é o TWITTER. Agora, além de técnico de áudio, és colunista, escritor, enfim... blogueiro!!!

    Cara, se eu tivesse fazendo monografia, certo que eu usaria um trecho do texto como citação hehe

    Abs, Daniel Miranda

    ResponderExcluir
  2. Olá Gil, muito legal teu blog e teu texto. Vamos fazer uma monografia sobre este tema? Já fizeste a tua mono? Caso não, eu me candidato a ser tua orientadora neste tema.
    Bjs, Laura

    ResponderExcluir