quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ser jornalista

O que é ser jornalista?
É simplesmente ter o direito de expressão?

Pois parace que para o STF (superior tribunal federal) é!
O STF derrubou com a obrigatoriedade do diplomada universitário para o exercício da profissão de jornalista.

O que isso significa em tese?
Ao meu ver, ao menos no início, muita coisa muda sim! As universidades não terão tantos alunos matriculados no curso de jornalismo como até agora! Qualquer um vai poder se candidatar para empregos em veículos de comunicação, o que, provavelmente, vai aumentar a concorrência, logo, exigir mais competência e capacidade dos canditados. E aí sim, só depois de tudo isso, as pessoas vão se dar conta de que é preciso sim estudar, e muito, para ser jornalista!

Mas qual o motivo que motivou essa decisão? Foram os veículos de comunicação, querendo com essa atitude diminuir seus gastos?
Realmente eu não sei. Especula-se que realmente tenha alguns veículos, falam até mesmo no nome da Rede Globo, mas isso ninguem provou, até agora.
O que eu realmente penso é que esse povo que está lá em Brasília não tem o que fazer e ficam destruindo com tudo o que foi muito suado para se conquistar. Essa gente só sabe destruir, roubar, enganar e mentir! Acham que é fácil ser jornalista? O jornalista não somente pública o que é notícia. O jornalista não faz só fofoca, nem programas culinários!
Sabem o que realmente deve ser fácil de se exercer? Política. Isso sim não precisa de estudo, faculdade, diploma. Bom, tem gente que nem diploma tem, e dizem em bom e alto som "meu primeiro diploma foi a presidência do Brasil". Ah por favor né? Mas já que no caso deles, os políticos, não precisa de estudo, podemos ao menos imaginar como seria uma medida, para eles, como foi para nós. "Cai a obrigatoriedade da eleição para ser político". Qualquer um pode se dizer presidente, prefeito, ministro, e por aí vai! Díficil de imaginar né? Pois eu também achava que era difícil cair a obrigatoriedade do diploma para jornalista, mas caiu! Eu quero ver cair é a cara desses políticos de quinta categoria, que não conseguem segurar as dentaduras, e decidem coisas que não alteram em nada a vida deles, mas muda a vida de muitos!

Mas como eu falei no início, essa medida, a longo prazo, só vai gerar mais capacidade e qualificação de nós, jornalistas e futuros jornalistas.

Um comentário:

  1. Excelente!
    É triste que num país que se diz democrático acabar com a maior prova de democracia e livre expressão, um absurdo desmerecer uma categoria que sempre lutou pela verdade e ética e deixar de fácil acesso a muitos que não tem a noção do quanto um diploma é fundamental, não só por ter, mas por saber o fundamental de ser um verdadeiro jornalista: a ética. Estou muito triste com a decisão do STF, que não deu voz aos estudantes que dão e sempre darão a devida importância a esta profissão. Então a cultura, a PP, RP e porque não medicina? Cursos que poderiam sofrer desse abuso e submissão do tamanho e quase irreal absurdo!

    A classe jornalística tem que lutar, não só os cursos de comunicação, mas todos, porque o que está acontecendo hoje é a mais pura ignorância e se calar diante dela é ser conivente!

    ResponderExcluir